A palavra depressão pode ser usada para explicar a sensação de tristeza em momentos difíceis do nosso quotidiano. Por ser generalizada e tratada de forma banal em alguns casos, a maioria das pessoas não sabem que se trata de um dos distúrbios psiquiátricos que mais atingem a população, e poucas pessoas sabem a gravidade do problema e o sofrimento que a depressão pode vir a causar na vida do portador. Pessoas com depressão se sentem deprimida, angustiada, desanimada, sem falta de energia, tedio e sente uma enorme tristeza. Por consequência da falta de conhecimento, e a não percepção de terceiros, acaba por atrasar o tratamento, pois não sabem o diagnósticos e geralmente não sabem onde procurar auxilio.
SINTOMAS
A pessoa com depressão apresenta falta de interesse em atividades sociais que no passado lhe eram prazerosas, tem tendência ao mal humor e irritação com frequência.
Alguns sintomas são comuns como:
· Ansiedade
· Dificuldade de com concentração e esquecimento
· Ideias suicidas
· Redução da libido
· Alteração do sono ( aumento ou diminuição)
· Alteração do apetite
· Manifestações psicossomáticas comuns como cefaleia , gastrintestinais,dores pelo corpo e pressão no peito
· Crença de que falta sentindo a sua vida, considerando inútil ou fracassada.
· Tendência ao isolamento tanto social quanto familiar.
· Apatia, desinteresse, falta de motivação, medo, insegurança, e vazio.
· Pessimismo, ideia de culpa, baixa auto estima
· Desânimo e cansaço mental
Como o psicólogo pode ajudar em casos de depressão?
Ainda existem pessoas que pensam que o psicólogo atua apenas com pessoas com graves distúrbios mentais, como loucura. Por esses e outros motivos que o paciente com depressão demora a ser diagnosticado e atrasa o tratamento psicoterápico.
A terapia amplia a consciência do individuo de si mesmo, aprendendo a reconhecer a doença e a se desenvolver para obter melhorias. O psicólogo fará entrevistas, testes até obter a raiz da depressão e partir dai realiza o tratamento, avaliando a historia individual de cada paciente, aspectos econômicos e culturais, família entre outros ramos da vida. #terapia #depressão #ansiedade
Comments